top of page
Buscar

"Júlia Grilo estreia com o romance 'Cães'"

Atualizado: 12 de nov. de 2021

Matéria feita pelo Jornal Rascunho sobre o lançamento de Cães



"No romance Cães, lançado pela Penalux e disponível em e-book, a baiana Júlia Grilo joga com reflexões opostas em uma narrativa que investiga a condição humana. O que diferencia o homem dos outros animais, em primeiro lugar?


O livro, que traz texto de orelha assinado pela cartunista Laerte Coutinho, começa com a chegada de um cão à casa da protagonista. A partir daí, movida pela nova companhia, a personagem inicia uma profunda viagem existencial e dialética.


Durante a empreitada, entre a levada coloquial e erudita, discute-se o que une e separa o ser humano de seus iguais e dos bichos. De acordo com Michelle Henriques, uma das criadoras do movimento Leia Mulheres, trata-se de um 'livro sobre se tornar adulto'.


'Minha escrita é desesperada, com meus vestígios de criança; é sóbria, com minha vontade de adulto; e é incivil, porque eu não gosto que me digam o que fazer', conta a autora, que aos 17 anos finalizou o romance Deserção, mas não o publicou.


Júlia Grilo nasceu em Salvador (BA), em 2000. Machado de Assis, Gabriel García Márquez e Elena Ferrante são os nomes que mais influenciaram sua prosa. Aos 15 anos, quando leu o Bruxo, descobriu-se escritora."


 

Este texto foi extraído do site do Jornal Rascunho e foi publicado originalmente 31 de maio de 2021. Pode ser acessado aqui.

bottom of page